skip to Main Content

O Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (TJMS) lança nesta quinta-feira, dia 18 de abril, a campanha “TJMS + Eficiente: CPE e Cartórios Juntos”.

A campanha conta com diversas ações tanto para integrar chefes de cartório e analistas da Central de Processamento Eletrônico (CPE), quanto para disseminar informações a advogados e jurisdicionados a respeito das funções desempenhadas em cada setor do Judiciário.

Criação

O ano é 2013, e na ocasião, o TJMS vivia uma realidade baseada em três características. Os juízos passaram a ter as ações tramitando no formato digital mas, por outro lado, verificava-se o aumento gradativo na distribuição das ações e a enorme dificuldade em fixar os servidores no interior, eis que os aprovados nos concursos em grande parte eram de outras unidades da federação.

O panorama exigia tanto um aumento na agilidade, quanto um aperfeiçoamento nas atividades jurisdicionais.

Nesta esteira surgiu a CPE, objetivando aumentar o número de processos em que um servidor pode trabalhar, por meio da padronização dos andamentos processuais, além de permitir que o serviço fosse feito de qualquer local.

Trabalho

Os servidores lotados na Central cumprem os processos em tramitação no âmbito da primeira instância, valendo-se de padronizações e especialização, o que já gerou não só uma diminuição de custos para a administração, mas também uma clara aceleração na tramitação processual, bem como um aumento na produtividade dos servidores.

Cria-se, assim, a relação simbiótica entre CPE e cartórios. Enquanto os cartórios atendem advogados e cidadãos, cumprindo os atos urgentes, expedindo alvarás e as demandas diretas do juiz, a CPE fica incumbida de diversas movimentações processuais, dando andamento no grande volume. Juntos em uma mesma missão, CPE e cartórios garantem o melhor desempenho da Justiça para todas as pessoas.

Campanha

A administração do TJMS, presidida pelo Des. Sérgio Fernandes Martins, reconhece a relevância histórica da CPE e do trabalho conjunto com os cartórios, pois as atividades de ambos refletem no bom desempenho da justiça sul-mato-grossense. Por isso o desejo de ampliar o conhecimento da população quanto às atividades realizadas por essas equipes.

A busca contínua do Tribunal por aprimoramento reafirma seu compromisso em promover uma Justiça eficiente e acessível. A inovação trazida pela CPE torna a Corte do MS um exemplo de modernização e transparência no sistema judiciário, bem como de preocupação em atender às necessidades da população, fortalecendo a confiança na Justiça estadual do MS.

Fonte: https://www.tjms.jus.br/noticia/63721

Back To Top