skip to Main Content

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Mato Grosso do Sul (CNB/MS) é a entidade de classe que representa institucionalmente os tabeliães de notas do estado de Mato Grosso do Sul .

O CNB/MS realiza diversas atividades a fim de integrar os notários do Estado e atualizá-los tanto com as novidades gerais e como as segmentadas de sua natureza.

Notariado no Brasil
No Brasil, o notariado é do tipo latino, ou seja, é uma função pública, que não está hierarquicamente compreendida entre os funcionários a serviço da administração do Estado ou de outros órgãos públicos.

Ao tabelião de notas cabem as seguintes competências: lavrar escrituras e procurações públicas; lavrar testamentos públicos e aprovar os cerrados; lavrar atas notariais; reconhecer firmas; e autenticar fotocópias.

Faz parte da atividade notarial: formalizar juridicamente a vontade das partes; intervir nos atos e negócios jurídicos a que as partes devam ou queiram dar forma legal ou autenticidade, autorizando a redação ou redigindo os instrumentos adequados, conservando os originais e expedindo cópias fidedignas de seu conteúdo; e autenticar fatos.

Colégio Notarial do Brasil
O Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) é uma associação sem fins econômicos e foi fundado em 11 de janeiro de 1954, desde então foram fundadas 23 seccionais, incluindo a de Mato Grosso do Sul.

Back To Top