Evento aconteceu em Campo Grande, no auditório da Anoreg/MS.
Foi realizado na manhã de sábado (30), o Workshop “Conhecendo o Notariado Brasileiro”, promovido pelo Colégio Nacional do Brasil – Seção Mato Grosso do Sul (CNB/MS). O evento fez parte da Jornada Notarial da Família, promovido para apresentar os serviços notariais aos brasileiros.
O evento que contou com a presença de 70 pessoas, foi iniciado pelo presidente do (CNB/MS), Dr. Elder Gomes Dutra, que primeiro contextualizou sobre a definição dos cartórios em geral e como funcionam os Cartórios de Notas.
O tema explanado por Dutra foi sobre o notariado latino: referência em segurança e eficiência.
“Qualquer negócio jurídico que haja acordo, pode ser realizado pelo Cartório de Notas. E tudo é feito de forma segura. E podemos contar com pessoas para entregar esse serviço, uma delas é o advogado. Ele é um grande parceiro do notariado brasileiro”, enfatizou.
O presidente também falou sobre a importância e os estigmas dos serviços de um Cartório de Notas. “Embora existem diversos estigmas, o serviço notariado é muito valorizado pelas pessoas. Ele é muito importante, porque as pessoas confiam em nossos serviços. Elas têm orgulho de mostrar uma escritura de um imóvel, de ter um testamento e saber que tudo vai ser cumprido”, disse.
Filipe Tomazoni, tabelião do Primeiro Serviço Notarial de Campo Grande, falou sobre os documentos e cautelas na transferência de imóveis. Sua fala iniciou explicando o que é a escritura pública, sobre a função do tabelião e doação, permuta de imóveis.
“A transferência de imóveis é muito complicada para as pessoas e nós temos a função de descomplicar. Um dos pontos principais pontos que precisamos cuidar são as fraudes. Hoje existem inúmeros golpes que devemos estar atentos”, aconselhou.
Seguindo a programação, José Paulo Baltazar Júnior, oficial registrador titular da 3ª Circunscrição do Registro de Imóveis de Campo Grande, comentou sobre a importância dos princípios registrais para a segurança do mercado imobiliário.
“Nosso papel é explicar ao cidadão, é auxiliar e esclarecer todos os passos de um registro. E todos os passos do registro devem ser realizados com cautela para que sejam seguros no mercado imobiliário”, enfatizou.
Finalizando a programação, José Guilherme Rosa, advogado especialista em direito notarial e registral citou exemplos práticos sobre a usucapião e adjudicação extrajudicial. Ele contou como escolheu a área e qual a importância dela para o notariado brasileiro.
“Segundo dados são mais de 30 milhões de imóveis irregulares e esse número continua crescendo. O judiciário está saturado de demandas e as possibilidades de regularização extrajudicial cresce cada vez mais”, finaliza.
Rosa também mostrou diversas imagens de antes e depois de imóveis de Campo Grande que ele ajudou a regularizar.
O advogado Jefferson Villa Nova esteve presente no evento e gostou muito do assunto e dos exemplos referidos. “O evento foi muito interessante, em uma linguagem simples trazendo a realidade do mercado imobiliário, aquilo que se passa extracartório ou dentro do cartório. Uma visão de atendimento ao usuário humanizada, trazendo a necessidade do que precisa fazer para que se colha bons resultados” completou.
Para ele a importância do tema é trazer a simplicidade para o cidadão para que ele entenda a importância do cartório, a importância do registro. Na oportunidade ainda foi realizado sorteios por empresas parceiras do evento.
Lorrany Gabriela Lobato Alves, assistente da 2ª Circunscrição de Registro de Imóveis, ganhou 60% de desconto na mensalidade de qualquer curso de pós-graduação da Faculdade Prime. Ela conta que já queria se especializar na área e vai aproveitar o que ganhou.
“É muito gratificante, uma área que eu já queria. Eram os meus planos para o ano que vem. Foi uma surpresa pra mim e eu estou muito feliz”, comemorou.