skip to Main Content

ENCONTRO MUNDIAL DO NOTARIADO: NOTÁRIOS DAS AMÉRICAS PARTICIPAM DA 110ª SESSÃO PLENÁRIA DA CAAM EM BRASÍLIA/DF

Reunião dos notários dos 22 países da América aconteceu na tarde desta segunda-feira (06.11) em Brasília/DF

Na tarde desta segunda-feira (06.11) Brasília foi o epicentro de um intercâmbio notarial inovador durante a 110ª Sessão Plenária da Comissão de Assuntos Americanos (CAAm), realizada no Hotel Royal Tulip. O encontro é parte do Encontro Mundial do Notariado & XXV Congresso Notarial Brasileiro e reuniu representantes de 22 países das Américas, que compartilharam suas recentes ações, tecnologias e informes notariais, revelando avanços significativos e práticas pioneiras que moldam o futuro do notariado no continente.

Na abertura oficial do evento, o presidente da Academia Notarial Brasileira (ANB) e conselheiro de direção da União Internacional do Notariado (UINL), Ubiratan Guimarães, deu as boas-vindas aos notários de todos os continentes. Guimarães enfatizou a importância do evento como uma oportunidade única para promover uma maior aproximação técnica e jurídica entre os notariados. O tabelião destacou a necessidade de interligar os países por meio de plataformas digitais e promover o intercâmbio de legislação e documentos, compartilho as experiências de sucesso quanto aprendizados com fracassos.

Durante a sessão da CAAm, os participantes destacaram as inovações em curso em seus países, enfatizando a importância da modernização e da adoção de tecnologias avançadas nos serviços notariais. O Brasil, em particular, foi aclamado por suas iniciativas revolucionárias. O vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, José Renato Vilarnovo, liderou uma apresentação sobre a plataforma e-notariado que promoverá o lançamento da Smart Escritura durante o XXV Congresso Notarial Brasileiro. Também destacou as novas competências notariais, fruto da aprovação da Lei Federal 14.711/23 e a realização da Jornada Nacional de Assessoramento Notarial.

“O sistema para realização dos Smarts Contratcs, já desenvolvido pelo notariado brasileiro, faz o uso da inteligência artificial e está conectado com o notarchain, a blockchain do notariado, e deve ser disponibilizado a todos os notários do país, na plataforma e-notariado. É a mais moderna funcionalidade da plataforma eletrônica do notariado brasileiro que tem evoluído constantemente ao longo destes anos”, afirmou.

Além das novidades brasileiras, os representantes de outros países também compartilharam seus próprios progressos. Tecnologias emergentes, como contratos inteligentes e soluções baseadas em blockchain, firam destacadas como pilares essenciais na transformação digital dos serviços notariais. Discussões animadas sobre práticas exemplares, desafios enfrentados e estratégias para superá-los permearam o evento, fornecendo uma visão abrangente do estado atual e do futuro do notariado nas Américas.

Durante o encontro, foi enfatizado a importância de manter um equilíbrio entre a tradição e a inovação, preservando os valores fundamentais do notariado ao mesmo tempo que se adota tecnologias avançadas para melhorar a eficiência e a acessibilidade dos serviços. O evento também destacou a necessidade contínua de cooperação internacional e de compartilhamento de conhecimentos para impulsionar ainda mais o progresso notarial em escala global.

Além disso, o evento foi marcado pela homenagem a Flávio Fischer, presidente do CNB/RS, e Ubiratan Guimarães, presidente da Academia Notarial Brasileira que foram reconhecidos por sua notável trajetória no notariado mundial e brasileiro

A 110ª Sessão Plenária da CAAm continua nesta terça-feira, 07 d novembro, promovendo um diálogo construtivo e colaborativo entre os países americanos.

Back To Top