Em Mato Grosso do Sul, o 5º Ofício Cartório “Cidade Morena” foi o tabelionato vencedor com mais emissões de AEDOs e levou o título de vencedor do Prêmio AEDO 2024. O cartório emitiu 24 autorizações eletrônicas de doação de órgãos no período de realização da campanha, que teve início em 1° de agosto e encerrou no dia 30 de setembro. Desde que autorizada pelo Conselho Nacional de Justiça, em abril deste ano, o estado havia acumulado mais de 200 AEDOs em todo o Estado.
O tabelião do Cartório Cidade Morena, Elder Gomes Dutra – que também é presidente do CNB/MS – comentou o resultado. “Para nós, é motivo de muito orgulho estar na liderança estadual das emissões de AEDOs, por se tratar de uma causa tão nobre. Agradecemos a participação das pessoas que se sensibilizaram e exerceram seu direito de declarar em vida o desejo da doação, para que seus familiares tenham conhecimento dessa vontade quando no seu falecimento”, afirmou.
Dutra está à frente do 5° Ofício desde 2015, quando assumiu a titularidade do tabelionato após aprovação em concurso. Desde que assumiu a serventia, investiu em programas de qualidade e possui a Certificação de Qualidade Total da ISO 9001:2015, além de já ter sido laureado na categoria Diamante do Prêmio de Qualidade Total da ANOREG (PQTA) promovida pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) em parceria com a Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“Nossa missão é oferecer serviços de qualidade e eficiência por meio da prestação de um trabalho personalizado, pautado pela ética e presteza, com o intuito de garantir segurança e agilidade na lavratura de todos os atos notariais”, destaca o tabelião, que desde abril tem se engajado na divulgação da AEDO, também em razão da sua função na presidência do CNB/MS.
Sobre a AEDO, Dutra defende o caráter solidário e gratuito da iniciativa. “Doar órgãos é salvar vidas e com a autorização eletrônica, por meio da plataforma e-Notariado, esse ato de solidariedade está muito mais acessível. É um nobre trabalho que Tabelionatos de Notas de Mato Grosso do Sul têm desempenhado, em favor de uma causa tão relevante. Vamos continuar trabalhando para uma adesão muito maior e contamos com uma corrente estadual, para que mais tabelionatos também se engajem e divulguem esse serviço a mais usuários”, concluiu.
Prêmio AEDO 2024 – A premiação é uma iniciativa do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e visa reconhecer e premiar os Tabelionatos e as Seccionais mais engajadas na emissão de Autorizações Eletrônicas de Doações de Órgãos (AEDOs), utilizando a plataforma e-Notariado. A iniciativa busca engajar os notários na causa, estimulando a sociedade a aderir a este importante ato de solidariedade e cidadania.
Regulamentada pelo Provimento nº 164/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e disponível gratuitamente para toda a população, a AEDO feita pelos Cartórios de Notas pode ser consultada, via CPF do falecido, pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde diretamente na Central Nacional de Órgãos.